quinta-feira, 3 de setembro de 2015

A Farsa dos Opostos





Hoje, às 16 horas, na Praça Fausto Cardoso, o Grupo de Teatral Imbuaça se apresenta com o espetáculo teatral "A Farsa dos Opostos", dentro da programação do Festival Sergipano de Artes Cênicas, promovido pela SECULT.

A Farsa dos Opostos é mais que um jogo, é o playground do ator, como Peter Brook denominou o teatro-palco. O Imbuaça está na rua representando a todos. No jogo da sedução, na verdade e na mentira, nos opressores e oprimidos, no sacro e no profano, no vermelho e no azul. Tudo isso apresentado da forma que habituamos a ver a vida e a arte.

A “culpa” deste espetáculo é do Pastoril, do Mamulengo, dos Dramas Circenses, dos Palhaços, do Carnaval, do Candomblé, da Novela do Rádio, do Desenho em Quadrinhos, enfim, a “culpa” é do Brasil. A Farsa dos Opostos é a nossa história reinventada. Portanto, celebremos o teatro como uma das mais sérias brincadeiras que já existiu. O sorriso ou a lágrima, coroados de um aplauso, são a melhor resposta para nós, artistas mambembes. O doce e o azedo, a alegria e a tristeza , o insosso e o salgado, a virtude e a safadeza, o empregado e o patrão, o esperto e o bestalhão.


Desde o seu surgimento (agosto de 1977), o Imbuaça vem desenvolvendo uma pesquisa de linguagem utilizando as manifestações populares na construção de seus espetáculos. A Literatura de Cordel tem sido um grande instrumento na concepção da dramaturgia. Às vezes o folheto é adaptado num processo de transposição. Em outros momentos ele serve de inspiração ou provocação para a sistematização do texto. Foi, seguindo essa linha, que o grupo montou em 1992, o texto "A Farsa dos Opostos", colocando em cena o próprio poeta popular e as suas dificuldades para sobreviver da sua arte. Com adaptação dramatúrgica da paraibana Clotilde Tavares e direção do potiguar João Marcelino, o espetáculo redesenhou a estética do grupo. Fez parte do repertório durante quase 10 anos e suas apresentações sempre tiveram grande repercussão. Participou dos principais Festivais de Teatro no Brasil e circulou por dezoito cidades de Portugal totalizando cerca de trezentas apresentações.A obra tem um conteúdo extremamente atual: focaliza o poeta popular em meio às dificuldades para publicar e comercializar seus versos. Além de expor dialeticamente questões sobre o conhecimento popular e científico, o uso do poder como forma de manipulação da sociedade e a proliferação de seitas religiosas. Para a remontagem, que ocorreu em 2012, houve uma atualização na dramaturgia, na concepção visual, bem como na trilha sonora.

Ficha técnica

Título do espetáculo: "A Farsa dos Opostos"
Dramaturgia: Clotilde Tavares, a partir das improvisações do Imbuaça
Direção Geral: João Marcelino
Preparação do elenco: Carla Martins
Concepção visual: João Marcelino
Execução dos figurinos: João Marcelino e Edjane
Confecção dos bonecos: Mamulengo de Cheiroso (Augusto Barreto)
Confecção dos figurinos dos bonecos: Maurelina
Cenotécnico: Rogers Nascimento
Elenco Lindolfo Amaral, Manoel Cerqueira, Iradilson Bispos, Talita Calixto, Lidhiane Lima, Sandy Soares, Rose Moura, Jonathan Rodrigues e Carlos Wilker.


No ano em que completa seus trinta e oito anos, o Imbuaça, planeja investir em diversas ações, dentre elas ampliar seu repertório com a montagem de novo espetáculo de rua e desenvolver duas oficinas de teatro em sua sede, localizada na Rua Muribeca, 4, bairro Santo Antonio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário