terça-feira, 1 de setembro de 2015

COMÉDIA NA PRAÇA “DANDO NÓ EM PINGO D’ÁGUA”




Hoje, às 16 horas, na Praça Fausto Cardoso, a Eitcha Cia. de Teatro se apresenta com o espetáculo teatral “Dando Nó em Pingo D’Água!”, dentro da programação do Festival Sergipano de Artes Cênicas, promovido pela SECULT. Os atores da Cia. tem vasta experiência em comédias e teatro de rua e essa montagem, que tem texto e direção de André Santana, promete proporcionar muitas risadas na plateia.

O espetáculo traz o universo nordestino dos causos e artimanhas de personagens já consagrados na história do teatro popular como o Benedito, um homem de raízes pobres e que conta com seu espírito malandro para lutar contra as adversidades da vida.

De acordo com André Santana, diretor do espetáculo, essa montagem contou muito com a colaboração de todos os envolvidos no que concerne ao desenvolvimento da trama e das cenas. “Todo o processo de ensaio perpassou pela colaboração, onde todos puderam sugerir cenas, criação de dramaturgia, cores e cortes, resultando em uma montagem onde todo o elenco se doou com opiniões e críticas que geraram no final um espetáculo com o que tinha de melhor em cada integrante, seja ele ator, figurinista ou técnico de som. A humildade de experimentar e ouvir o que o outro tinha a dizer demonstrou o quanto a equipe de trabalho estava unida e querendo que o espetáculo estreasse bem resolvido em todos os aspectos, e é isso que queremos mostrar para o público em geral!”, concluiu o diretor.

A dramaturgia de Altimar Pimental, Ariano Suassuna, José Maria Rodrigues e Aglaé Fontes, inspiraram a Companhia de modo que o texto apresenta um nordeste feliz com suas histórias e causos, com suas danças características e com seus sons marcantes da sanfona, zabumba e triângulo.

Para Rose Ribeiro, atriz que interpreta Quitéria, a relação direta que essa personagem tem com o público, surgindo dele e conversando diretamente com ele, sugere situações de identificação com quem está assistindo. “Não há nada novo, mas o que é posto em cena tem muito do cotidiano de cada um que assiste. O público se vê no espetáculo em alguma situação pela qual já passou e isso é muito divertido.” Comenta a atriz.




Sinopse

Eitha Pentcha é uma cidade localizada em qualquer lugar do nordeste brasileiro. Lá vivia e retornou Benedito de Lima, cabra esperto e trapaceiro que em suas manobras e aventuras consegue tirar proveito das situações. Em seu retorno descobre que acontecerá um baile na casa do Capitão João Mariano, aí começam as tramoias de Benedito para entrar no disputado baile. De repente conhece Rosinha, a filha do Capitão que lhe rouba o coração. Daí aumenta ainda mais o desejo de ir à festa. Aos trancos e barrancos, Benedito consegue adentrar o baile e por não atender às exigências do anfitrião acaba sendo expulso, porém...(ah, só assistindo o espetáculo para saber como essa história se desenrola!)

Trajetória da Companhia

Criada em 2011, a Eitcha Companhia de Teatro surgiu a partir de um trabalho de educação através da arte em escolas da cidade de Aracaju e Nossa Senhora do Socorro. Alunos de treze escolas da rede estadual e municipal de ensino assistiram às apresentações da peça teatral “As Aventuras de Rosinha e o Bruxo do Nariz Vermelho” enfatizando a importância da leitura. Em seguida, a Cia. assumiu as apresentações do Projeto “Zé da Luz nas Escolas”, em parceria com a Empresa Energética de Sergipe, levando teatro com mensagens educativas para escolas e praças da capital e do interior sergipano. Atuou também com esquetes para diversas empresas. Em 2012, com o Projeto “Eitcha que Tem Teatro na Feira!”, patrocinado pela Fundação Nacional de Artes e Ministério da Cultura, a Cia. percorreu as cidades de Nossa Senhora da Glória, Japoatã, Neópolis, Japaratuba e Cedro de São João apresentando um espetáculo de rua, com dramaturgia concebida à luz da literatura de cordel que também fez parte da programação em 2013 do XXXVIII Encontro Cultural de Laranjeiras. A Cia. conta também em seu repertório com os espetáculos “Os Saltimbancos” e “Eitcha, Casamento Sem Jeito”, este último utiliza técnicas de manipulação de teatro de bonecos. Assim, a Cia. transita nas artes cênicas em diversos estilos: adulto, infantil, rua e teatro de animação. Atualmente, a Cia. está em processo de montagem do seu mais novo espetáculo “Anjo Negro”, de Nelson Rodrigues, aprovado no Edital Prêmio César Macieira de Montagem.

Ficha Técnica:

Texto e Direção: André Santana
Assistente de Direção: Guil Costa
Direção de Produção: André Santana
Produção Executiva: Patrícia Santos
Elenco: André Santana, Cesar Leite, Felipe Santana, Guil Costa, Paulo Ricardo, Rosana Costa, Rose Ribeiro, e Solimões Feitosa
Figurino: Pedro Andrade
Costureiras: Norma Borges e Renise Ramos
Maquiagem: Estévão Andrantus
Cenografia: André Santana
Adereços: Cesar Leite
Músicas: André Santana, Guil Costa e Rose Ribeiro
Fotografias e Arte do Cartaz: André Gusmão
Sonorização: Parceria Aúdio
Técnico de Som: Negão
Projeto Gráfico: Adelson Alves

Serviço:

Espetáculo: Dando Nó em Pingo D’Água!
Dia: 01 de setembro de 2015
Horário: 16 horas
Local: Praça Fausto Cardoso
Genêro: Comédia
Classificação: Livre
Duração: 50 minutos
Entrada franca
Promoção: Festival Sergipano de Artes Cênicas




2 comentários: